Arquitetura da Informação aplicada ao Design: um catálogo impresso | TCC Senac

TCC Senac

Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Design Gráfico
Centro Universitário Senac – Campus Campinas

Tema: Arquitetura da Informação aplicada ao Design: um catálogo impresso

Resumo:
A aplicação de recursos de Arquitetura da Informação aperfeiçoa e acrescenta um novo nível de significados também a materiais impressos, reforçando a tese de que não existem fronteiras entre o Design para Internet e o Design Gráfico.
Ano de conclusão: 2009

Monografia completa para download (PDF, 3 MB)

Deixe seu comentário ou crítica clicando em “Comente” na linha abaixo, à direita. Obrigado!

Comments

  • Eni

    Seu trabalho ficou digno de um profissional de primeiro mundo, desejo sorte e que todo esse talento seja sabiamente aproveitado pelas empresas que terão o privilégio de tê-lo como designer.
    Beijo
    Eni

  • andrea

    Parabéns Jean! Seu TCC ficou super bonito e SUUUUUUUUUPER bem embasado na parte teórica! Bjs

  • leo

    ficou mto bom seu trabalho Jean!! Parabens!! que o sucesso e talento sempre te acompanhe…
    abraço
    leo

  • Eurico

    Parabéns.
    []s,

  • Jerusa

    Jean,
    Simplesmente ADOREI teu trabalho, mas tenho que te confessar: Não me surpreendeu… pois EU JÁ SABIA de todo o talento e potencial que tens! Não podia esperar menos de ti, né? 🙂
    PARABÉNS!
    Beijinhos…

  • Ed Sarro

    Obrigado pelo convite para ver e comentar seu trabalho de conclusão de curso. Antes de mais nada, parabéns por mais esta conquista. Quanto ao trabalho, a abordagem é interessantíssima e me parece que você busca a integração de linguagens, entre o virtual e o real, coisa difícil de fazer. Tenho colegas que fizeram isso com as histórias em quadrinhos (as webcomics) e acho que seria bom você ler um pouco a respeito, o que pode te dar mais pistas caso queira aprofundar sua pesquisa. Sugiro ler sobre tradução intersemiótica. Não ficou totalemente clara pra mim a estruturação do catálogo (sentido de abertura, encadernação etc.) mas eu entendi que você deve aplicar a lógica de navegação em web no layout da página impressa (tô achando isso meio com cara de “livro objeto” rs). No geral, gostei muito do trabalho e desejo todo o sucesso do mundo. Não pare aqui. Abraços!

  • Fiquei muito feliz com seu feedback. Obrigado!
    Vc tem razão, realmente o TCC tem ecos do livro-objeto (e vc achou que eu tava brincando, né? hehehehe). Procurei dar continuidade no questionamento à forma usual dos livros e realmente questões como sentido de leitura e encadernação foram alteradas. A idéia é que cada seção tenha um sentido de leitura mas seguindo uma ordem: a primeira está orientada para o norte, a segunda para o leste e assim por diante, seguindo o sentido horário.
    Realmente não lembrei das webcomics, elas tb tiveram q lidar com o mesmo problema do suporte. E não sei nada de tradução intersemiótica. Vou atrás.
    Muita gente tem dado dicas interessantes, como conversar com deficientes visuais que costumam usar a internet, pra entender como eles se orientam, ler a respeito de filosofia que relaciona o futuro com o presente, etc. Dicas válidas. Até pq pretendo transformar TCC em mestrado. Endoidei de vez, né?
    Quem sabe não começo a fazer quadrinhos tb? hehehehe.
    Enfim, muito obrigado pelas contribuições e feedback.
    Vamos nos falando.
    Abraço,
    Jean

Leave a Comment